“Maio Cinza” alerta para o combate e prevenção do câncer cerebral
Maio Cinza é o mês de prevenção e combate ao câncer cerebral. Este tipo de câncer ocorre quando as células normais do cérebro sofrem uma modificação para células anormais, apresentando um crescimento descontrolado.
Existem dois tipos de câncer cerebral, primários e secundários. O câncer primário começa a se formar no próprio cérebro através das células do sistema nervoso. Já o secundário, podem ter origem em tumores ou metástases localizados em outros órgãos e partes do corpo
Os tumores cerebrais primários afetam por ano cerca de 250. 000 pessoas em todo o mundo, o que corresponde a menos de 2% do total de casos de câncer.
Sintomas
Os sinais e sintomas dos tumores cerebrais podem ocorrer gradualmente e se agravar ao longo do tempo ou podem acontecer de repente, como uma convulsão.
Os sintomas incluem:
- Dor de cabeça.
- Náuseas.
- Vômitos.
- Visão turva.
- Problemas de equilíbrio.
- Alterações na personalidade ou comportamento.
- Convulsões.
- Sonolência.
Estes sintomas também são causados por uma série de condições que podem não ser um câncer cerebral, podendo ser desde uma dor de cabeça simples relacionada a tensão muscular, ou uma enxaqueca, derrame, esclerose múltipla e etc. Relate estes sintomas ao seu médico, uma vez que ele poderá avaliar melhor estes sintomas.
Diagnóstico
Para diagnosticar o câncer cerebral, geralmente é realizado exames de imagem (tomografia computadorizada ou ressonância magnética). O diagnóstico também pode ser confirmado por uma biópsia, para que seja coletada uma pequena amostra do tumor e analisada em microscópio.
Tratamento
O tratamento pode ser realizado de diferentes formas, elas variam de acordo com tipo de tumor, faixa etária, localização do tumor, entre outros.
Para o tratamento, pode ser realizada cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Nos casos em que ocorrem convulsões podem ser administrados anticonvulsivos.
Alguns tumores crescem lentamente, sendo apenas necessária monitorização sem necessidade de intervenção no futuro.
A taxa de sobrevivência varia de acordo com cada situação específica.